Pesquisar este blog

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Historico CARETAS DE ACUPE

Caretas de Acupe

O grupo Caretas de Acupe surgiu no ano de 1850 no engenho do Antigo Acupe, hoje conhecido como Acupe Velho. Onde os negros da senzala surgiram mascarados na festa do Senhor Barão correndo,assustando,brincando com todos que ali estavam assim nasceu o nosso grupo, no dia 02 de julho, sendo mantida essa tradição pelos escravos que foram nossos antepassados, dando seguimento por nossos Avós, nossos pais passando por geração e geração, hoje mantida por nós e futuramente por nossos filhos.
Temos como tradição apresentar todos os domingos do mês de julho homenageando o nosso povo e reverenciando ancestrais, temos como características brincar, correr, assustar e alegrar as crianças e o nosso povo mostrando que pode fazer cultura sem violência.
Usamos como indumentárias: Mascaras feita artesanalmente com papel machê,usamos saias de bananeiras secas,botas, luvas ,capote ,calça,manguá,chocalhos,saia de pano,pano de cabeça completando assim o nosso traje.Dentro do nosso grupo existe uma banda que toca o ritmo da careta que é o samba de roda ,e é chamada como banda da careta,que é composta por 06 (seis) musicos que tocam os seguintes instrumentos:timbal,cavaquinho,surdão,rebolo,repique de mão e pandeiro.
As caretas têm como atividade alem de apresentar-se em Acupe aos domingos de julho. Apresentamos na Caminhada de Feira de Santana, São Francisco do Conde, Saubara, Cachoeira, Festa da Purificação, Caminhada Axé, Caminhada do dia 02 de Julho, Apresentamos em teatros como: TCA Teatro Castro Alves, Teatro Vila Velha, Teatro Dona Canô.
Muito recente fizemos uma apresentação em Brasília no Itamarati para representante de 35 paises. Participamos de um festival no HAITI, onde representamos o nosso pais, nosso estado, a nossa cidade em especial o nosso povo e a nossa cultura, onde fizemos uma apresentação acima da expectativa.deixando assim o nosso presidente LUIZ INACIO LULA DA SILVA orgulhoso do nosso grupo mandando um fax para o prefeito de Santo Amaro elogiando a nossa apresentação .

3 comentários:

www.obomdoacupe.com disse...

Parabéns pela qualidade das apresentaçöes... Conheça o portal do Acupe, lá falaremos sobre as caretas também.

Elisa Zambenedetti disse...

No último fim de semana, 16 e 17.07.11, estive em Acupe e pude assitir e fotografar a linda apresentação dos Caretas!
Parabéns por manterem a cultura viva e propagá-la para as gerações futuras!
Abraços a todos os componentes dos Caretas de Acupe.

Diana disse...

Estive nesse último domingo em Acupe/Saubara e mais uma vez vi que farra é a festa dos caretas!As crianças adoram, apesar de muitas terem muito medo!!As máscara artesanais são variadas e divertidas!Parabéns pela cultura mantida!